terça-feira, 11 de outubro de 2011

Regras do jogo OIC 2011

Apresentação

O Torneio Oeiras Internet Challenge pretende ser um evento dirigido, prioritariamente, ao público juvenil.

O principal objectivo do Torneio consiste em atrair públicos às Bibliotecas Municipais de Oeiras para participar num desafio em redor das tecnologias de informação e da pesquisa e avaliação de informação na Internet, articulando investigação e componente lúdica.

Etapas do Torneio

1. O Torneio tem início com o máximo de 98 equipas formadas por 2 elementos, maiores de 13 anos. Integram estas equipas apenas indivíduos residentes, estudantes, trabalhadores no concelho de Oeiras, ou leitores da Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO).

Das equipas de participantes do Torneio não farão parte funcionários ou familiares de funcionários da DBDI – Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação.

2. A participação no Torneio implica a apresentação dos seguintes documentos: Bilhete de Identidade; documento comprovativo de residência, estudo ou trabalho no concelho de Oeiras (exemplos: recibo água ou energia ou cartão de estudante ou documento do emprego), ou Cartão de Leitor da RBMO e ainda, no caso de menores de 18 anos, é necessária a apresentação de autorização (download do formulário de autorização) do encarregado de educação.

3. Este Torneio Oeiras Internet Challenge consiste num processo de 5 etapas eliminatórias repartidas ao longo do dia 20 de Novembro, de acordo com a seguinte estrutura:

1ª Eliminatória: 7 Séries, cada uma realiza 1 Questionário composto por 10 questões (duração de 20 minutos) com a finalidade de apurar as 8 melhores equipas de cada uma das 7 Séries;

2ª Eliminatória: 4 Séries, cada uma realiza 1 Questionário composto por 20 questões (duração de 30 minutos) com a finalidade de apurar as 3 melhores equipas de cada Série e os 2 melhores 4ªs lugares;

3ª Eliminatória: 1 Série, cada uma realiza 1 Questionário composto por 25 questões (duração de 30 minutos) com a finalidade de apurar as melhores 4 equipas de cada Série;

Semifinal [4 Equipas]: 2 Séries de 2 Equipas cada. Em cada série as equipas defrontam-se numa prova, na qual terão de resolver um grupo de 10 questões temáticas distribuídas entre Música & Artes do Espectáculo, Artes & Literatura, Desporto & Lazer, História e Ciências (a seleccionar previamente pelas equipas dois deles) e tendo como finalidade o apuramento da melhor de cada Série. Em caso de empate, o apuramento faz-se segundo o processo de "morte súbita";

Apuramento do 3º Lugar: 1 Série de 2 equipas. A fim de apurar a equipa classificada em terceiro lugar realiza-se uma prova que antecede a Final, com metodologia idêntica às Provas da Semifinal e Final, segundo o processo de “morte súbita”;

Final: As 2 Equipas finalistas, em confronto directo, terão de resolver um grupo de questões temáticas entre Música, Literatura, Desporto, História e Ciências (a seleccionar previamente pelas equipas), com a finalidade de apurar a equipa vencedora do Torneio, segundo o processo "à melhor de 5". Em qualquer questão, se uma equipa responder de forma incorrecta fica impedida de responder à pergunta seguinte.

4. A equipa de árbitros é constituída por 2 elementos da equipa envolvida na organização do evento Oeiras Internet Challenge e por 1 elemento externo que assume o papel de Presidente dos árbitros. O Grupo de Árbitros possui as seguintes funções:
  • Inspeccionar e controlar respostas e tempos de resolução de cada prova;
  • Verificar e validar resultados de avaliação e classificação;
  • Apurar as equipas que transitam às fases seguintes, até ao culminar na equipa vencedora.

5. A avaliação a aplicar em cada um dos Desafios envolve os seguintes critérios:

Na fase de eliminatórias:
  • A cada resposta certa correspondem 10 pontos;
  • A partir da duração prevista de 20 minutos (1ª eliminatória) ou 30 minutos (2ª e 3ª eliminatória), cada 15 segundos de acréscimo a este tempo equivale a 5 pontos de penalização;
  • A verificação e validação dos resultados de avaliação são efectuadas presencialmente pelos membros do grupo de árbitros que acompanham a prova;
         
Na semifinal e Final:
  • Nas provas da Semifinal e Final a avaliação é efectuada de acordo com um processo de apuramento "à melhor de 5", sendo que a equipa vencedora das provas é identificada através da melhor pontuação obtida com base no número de respostas certas.

6. A todos os inscritos no Torneio Oeiras Internet Challenge serão atribuídos prémios (de participação; de acordo com a classificação obtida; de sorteio pelo público):
  

Prémios Bulhosa Books & Living:
  • Conjuntos de Livros
  • Cartões Bulhosa (descontos 10%)
Prémios DELL: 
Prémio FNAC:
Prémio Optimus:


7. A inscrição na iniciativa Oeiras Internet Challenge implica a aceitação das Regras do Jogo anteriormente detalhadas.

8. O júri tem competência para tomar qualquer de decisão relacionada com o desenvolvimento do torneio.

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